quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Passado, presente, futuro - futuro, presente, passado


Hoje resolvi escrever sobre um filme, que vem sendo muito comentado ultimamente, chamado "O Curioso Caso de Benjamin Button" que conta uma história (de ficção) onde o protagonista nasce com todos os sintomas (biológicos) da velhice e aos poucos vai rejuvenescendo ao ponto de se tornar ao final um bebê (depois de já ter vivido 80 anos). Portanto, ele vive experiências biológicas invertidas, e isso vai também ter impactos na socialização dele. Ainda que nascido velho, ele recebe da mãe (adotiva, porque o pai biológico rejeita o "monstrinho" ao nascer) o carinho comum dado a um bebê, porém, no mundo afora, espera-se dele as experiências e saberes de um velho.

É essa confusão/cruzamento do caminho metabólico do nosso corpo biológico com o caminho experimental do nosso ser social que me chamou a atenção no filme, e remete aos constantes (e diria, ainda inconclusos) debates na antropologia, e também na Pedagogia, acerca da relação entre NATUREZA E CULTURA. No filme acredito ser possível perceber sim, uma influência daquele corpo biológico (por exemplo quando ele tinha 10 anos de vida com a aparência de 70 anos) na maneira como ele vivia as suas experiências sociais... como ele se SOCIALIZAVA. Mas por outro lado, é nítido em algumas passagens que a personalidade dele (e seu "domínio do mundo") se formava independentemente da sua condição biológica, sendo "determinado" pela forma em que ocorria a sua inserção no meio social.

Do ponto de vista técnico destaco a maquiagem (claro), mas me chamou mais a atenção, não quando ele fica mais velho, e sim, uma cena em que Brad Pitt é maquiado para ficar mais jovem, com a aparência de um jovem de 15 anos (aliás a última cena em que ele aparece no filme). Impressionante, fica parecendo animação de computador.

Por fim quero destacar o passeio histórico que o filme nos oferece; Benjamin viveu literalmente o "Breve século XX". ele nasce no dia em que acaba a primeira guerra mundial (1918) no meio das comemorações, e a medida que vai "crescendo" (rs) acompanha todas as principais transformações que vive a sociedade americana, como a crise de 29, a IIª guerra mundial e, no final, o "American Way of Life". Muito interessante esse pano de fundo do filme.

Bom, recomendo a todos ver o filme, e quem sabe depois ler o livro homônimo (conversava ontem com Fabiano sobre isso, se é melhor ler o livro antes, ou aproveitar a "facilidade" do cinema? - confesso que fico com a última opção), escrito por F. Scott Fitzgerald em 1921.


Veja o trailer do filme no YouTube:



Grandes abraços...


3 comentários:

  1. Vi esse filme ontem e confesso que há tempos não me emocionava com um filme tão bem feito. Desde que vi o trailer me interessei pela história e fiquei aguardando a chegada ao cinema... valeu a espera, o filme nos transporta para a vida do personagem, uma história cheia de detalhes mas interessantíssima e muito bem contada, exceto pelo clichê para a explicação do início do filme... Uma vida que tinha tudo pra dar errado e acabou dando tão certo. Um boa ficção, nestes tempos de tantas notícias ruins, n é mesmo?

    Um grande abraço!

    PS: Assisti Mamma Mia tb, engraçadíssimo e a Meryl está quase irreconhecível. E as músicas do Abba são perfeitas!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh..
    Tem um MEME pra você lá no blog.. dá uma passada por lá.

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Eu não conseguir assistir todo ( acho que sou igual a Laura)(rsrs), mas Jabis(meu marido) assistiu e adorou, disse que é uma lição de vida!

    P.S. Saudades de suas aulas tão enriquecedoras!!!!!!!!!

    ResponderExcluir