quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A música do ABBA linkando épocas


Acabei de ver um filme chamado "Mama Mia!" com a fantástica Meryl Streep (que está impressionantemente linda neste filme). Um tanto água com açúcar, musical (não como Woody Allen), romântico, com uma história um tanto batida, mas algo me chamou a atenção nesse filme: a MÚSICA! Não só porque eram do ABBA, mas porque esse musical não tem músicas que falam do filme, mas um filme que fala das músicas (não sei se vcs me entenderam).
Durante todo o filme os maiores sucessos do ABBA se apresentam, de forma cômica, romântica, mas principalmente, saudosa.
É como se o ABBA fosse um símbolo de uma geração, não só do passado, mas também do presente, criando identidade entre essas épocas. Suas músicas lembram da década de 70, dos jovens ávidos por amor livre, entram na década de 80 com a disco music, as danças, as calças boca-de-sino, e chegam na década de 90 com a explosão da cultura GLBT, com o seu mundo fascinante que envolve todas as sexualidades.
Com a década de 70 só guardo uma referência histórica, dos livros, filmes que vi. Da década de 80, embora um adolescente, consigo lembrar das discotecas, dos meus tios ouvindo ABBA, indo para o CINE BRASIL, no bairro da liberdade onde "acontecia" uma discoteca, numa época de ouro da Liberdade (muito mais tranquila do que hoje). Com a década de 90... essa vivi muito, a minha juventude, o movimento estudantil, as festas pelo centro da cidade, sem dinheiro, os inferninhos da Carlos Gomes, a boate Holmes, um mundo literalmente "gay".
Boa parte dos meus amigos que acompanham este blog viveram essa época, aproveitaram-na. Eu vivo hoje uma outra fase, confesso que não sinto saudades, foi uma época... passou. Me sentiria um "adultescente" se ainda vivesse pelas madrugadas afora, hoje sinto prazer em outras coisas (como muitos já sabem, ir ao Shopping com meus filhos, ir ao parque e comer por lá), além é claro de ficar em casa vendo filmes, muitos filmes, com a minha Laura ao lado (embora quase sempre ela durma no meio do filme).
Mas queria fazer o registro: o ABBA marca uma geração; há muito não tirava o meu CD da poeira, mas amanhã certamente ouvirei muito "dancing queen".
Bom, mais uma indicação pouco intelectualizada...rs, acho que é a influência das férias, mais liberdade para sentir boas vibrações em filmes leves. Espero que gostem e comentem por aqui.

Clip da música Mama Mia! do ABBA (histórico)
http://www.youtube.com/watch?v=WY57jGNCN8Q&NR=1

Trailer legendado do filme:
http://www.youtube.com/watch?v=ZgCDK7XUQCs

Grandes abraços...

3 comentários:

  1. Boa dica!
    Vou procurra pra assistir.

    Falando em filmes com músicas do ABBA... já viu "O casamento de Muriel"? (é antigo) O filme tem músicas do Abba do início ao fim e é muito divertido também. A personagem principal é fã do grupo e passa o filme inteiro escutando as musicas.
    Destaque para a cena em que ela e a amiga dublam (com direito a figurino e tudo) Waterloo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Esse ainda não vi. Vou procurar. Lembro tb de Priscila a rainha do deserto, onde (obvio) a música do ABBA tá presente. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola prof. e demais,

    Vai passar o filme Durval Discos, aquele sugerido no post anterior. Vai ser na Cultura, acho que dia 15.
    Faz parte de uma programação chamada Cine Verão, se liguem ta rolando filme todo o santo dia.

    ResponderExcluir