domingo, 11 de janeiro de 2009

Amor e sexo: conjugações possíveis



Acabei de ver um filme com Laura (que dessa vez assistiu na íntegra). "Vicky Cristina Barcelona". Um filme De Woody Allen, mas que bem poderia ser de Almodovar. Não só pelo óbvio de ser um filme ambientado em Barcelona (aliás cidade sedutora... quem me dera pudesse conhecê-la de perto), mas por ser um filme que quebra... reflete sobre tabus acerca de sexo, amor e casamento. Nesse filme cabe, desde uma jovem (Vicky) que tem clareza racional do quer afetivamente (casamentos planejados... muito comum hoje em dia) que pensa a família racionalmente (com relação a fins, como diria Weber), a uma outra jovem (Cristina) que não sabe o que quer e se lança ao novo constantemente, conseguindo fazer do novo, algo velho com uma rapidez impressionante.


Em alguns momentos o filme parece demonstrar que a vida a TRÊS seria mais "completa"como num triângulo, onde a saída de uma das partes não possibilita nenhuma nova combinação... Confesso que adorei essas reflexões (embora feliz com a vida a dois), já que quando jovem sempre me indaguei sobre essas questões, e como bom cientista procurei "experienciar" essas possibilidades.


Bom, de qualquer maneira o filme é belo, por mostrar um mundo rico culturalmente e leve (sonho de consumo de todo intelectual) com arte, música, prazeres e muito vinho, além de pessoas interessantes e ousadas (vide o personagem de Javier Bardem) a se conhecer.


Destaco também Penélope Cruz (linda e fantástica) representando uma mulher intensa que, apesar dos tiros, é o sonho de muitos homens. Aproveito para recomendar o filme "Fatal" com ela e Ben Kingsley sobre um professor mais velho que se apaixona por uma aluna perdidamente (não sabem como me identifiquei com esse filme).


Vale a pena ver, não sou especialista em Woody Allen, mas o que vi dele até então, sempre me agradou.





Vejam abaixo o trailer do filme:
http://br.youtube.com/watch?v=IcxA7TFUiXk

Grandes abraços...

6 comentários:

  1. Muito interessante seu blog e suas reflexões, confesso que depois de ler seus posts fiquei bastante tentada a assistir os filmes sugeridos.

    Um grande abraço da sua aluna
    Michele Coutinho

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida esse foi um dos melhores filmes que assisti no ano passado. O destaque vai mesmo para a ambientação do filme.. e a acidez de sempre do woody (o personagem do Javier é a cara dele!).

    Excelente post.

    Abraços e boa semana!

    PS: Lembrei do seu outro post dia desses.... inventei de cantar "Dancing Queen - Abba" num karaokê. rsrs

    ResponderExcluir
  3. "Vicky Cristina Barcelona" é um delícia de película! Fiquei contente em saber que o filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Comédia (apesar de flertar o tempo todo com o drama).

    Como é bom ver o velho Woody se renovando a cada novo filme!

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de comentar, mas Penélope Cruz está impagável no papel de Maria Elena.
    Lindamente exuberante e loucamente alucinada!
    Só a atuação dela já valeria o filme.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas reflexões com base nelas vou procurar "experienciar" mais.

    ResponderExcluir