terça-feira, 1 de setembro de 2009

A noção de Pureza e Perigo no filme "A Partida"


Queridos amigos,

Há muito não posto nada, estou tentando voltar aos poucos, ando com a vida a mil por hora devido especialmente as atividades da Assistência Estudantil aqui no ICADS.

Ontem vi um filme japonês fantástico chamado "A Partida", e ele me fez lembrar muito dos meus estudos sobre o SINDLIMP, na época do mestrado. Não que o filme fale da temática sindical/racial, mas porque ele recupera a dimensão da pureza e perigo (bem apresentada na obra de Mary Douglas) naqueles trabalhos considerados "sujos", "impuros". No filme o trabalho em questão é o de "acondicionador de corpos", ou seja, aqueles que arrumam o cadáver para ser colocado no caixão. Limpar, colocar tampões nos orifícios, e arrumar o corpo, atividades que causam repugnação em nossa cultura. No filme essa discussão é levantada, e aos poucos vamos percebendo, não só a importância desse trabalho, mas a dignidade com que ele é exercido.
Em muitas passagens o filme passeia pelo riso leve e criativo, e também pelo drama pessoal ligado a paternidade, que muito me tocou dado a minha história pessoal.
Recomendo, um ótimo filme japonês que não apela "para os perigos sobrenaturais" ...rs.
Espero voltar a postar com mais frequência.

Vejam o trailer legendado do filme no link:
http://www.youtube.com/watch?v=vNV5SxbTvKA

Grandes abraços,

Um comentário:

  1. Olá professor!
    Como sempre um ótimo texto e consequentement sobre filmes pelos quais me interesso. Perdi a passagem desse filme aqui na cidade... mas torço para q chegue logo em DVD para poder assistir.

    Bem vindo e de volta e espero ver mais resenhas e críticas por aqui.

    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir