domingo, 3 de janeiro de 2010

A Xenofobia e suas consequências



A temática da intolerância racial me acompanha desde os últimos anos da graduação e, apesar de algumas "decepções" com a temática, ainda leio muito sobre o tema. Mas o real motivo que me faz continuar antenado a temática é a variedade de interfaces com outros temas como religião, imigração, etc. A xenofobia, fenômeno antigo presente na obra de grandes pensadores como Aristóteles, é uma dessas interfaces. Por isso, trago para vocês hoje o filme nacional "Jean Charles" que conta a história do brasileiro morto pela polícia de Londres após ser confundido com um muçulmano.

Esse fato não teve a repercussão necessária já que os policiais envolvidos não foram presos, o que demonstra os limites de nossa tão propagandeada capacidade diplomática. Nos ajuda também a refletir sobre a paranóia ambulante que tomou conta do mundo ocidental desenvolvido após o 11 de Setembro de 2001. O filme aborda a questão de forma sutil, não pondo ela no centro da narrativa. Procura mostrar o cotidiano de muito trabalho de um imigrante num país rico em busca de sucesso, além de mostrar também as redes de solidariedade que se formam entre esses "invisíveis sociais".

O imigrante, especialmente os ilegais, acaba se submetendo a condições duras de trabalho, com baixa remuneração, realizando trabalhos insalubres e sem nenhum direito. Costumo recomendar sobre essa temática o filme "Sob a mesma lua", que retrata a vida dos imigrantes mexicanos ilegais nos EUA... filme emocionante.

Além destas dificuldades materiais, o imigrante ainda é submetido a intolerância étnica, ao ódio contra o imigrante, seja porque ele representa concorrência por empregos em alguns casos, seja por simplesmente ser desprezado devido a sua origem étnica, sua opção religiosa e/ou seus hábitos culturais. Assim sendo a Xenofobia se apresenta como mais uma expressão do racismo, fenômeno que se fortalece objetiva e subjetivamente mesmo sob fortes críticas.

O filme deixa isso claro, Jean Charles foi morto por ter a aparência do 'outro", não inglês, que sempre representou o perigo, mesmo antes do 11/09.

A Xenofobia é sem dúvida uma marca, se não a mais importante, do século XXI. Não é a toa que muitos intelectuais apontam o 11/09 como o marco zero deste século. Devemos estar atentos a este fenômeno e a sua expressão também dentro dos nossos muros.


Veja o trailer do filme no link:

Grandes abraços,

4 comentários:

  1. Eu vi o trailer e este filme me parece ter uma abordagem bem contundente, realmente.

    Eu acho que o tom da direção e do roteiro, somado às atuações de Selton com demais elenco proporciona um bom filme.

    Assim que conferir, te aviso, tá?
    Até por que é um filme que preciso ver e refletir, já que a realidade do Jean foi deveras cruel e absurda.

    Abraço, Sandro

    ResponderExcluir
  2. Adicionei você no messenger, acho que não me aceitou.

    ResponderExcluir
  3. Oi professor... Há tempos n escrevo nadinha no blog, confesso q estava totalmente relaxada e sem boa ideias... mas estou de volta.
    Que bom q lembra de mim e da Mafaldinha... a minha tá aqui em casa tb e me traz muitas boas lembranças, das aulas, da facul e das boas amizades construidas ao longo do curso.

    Abraços e Boa semana pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Quero que vc exemplifique as consequencias da xenofobia
    Vale?
    Paula

    ResponderExcluir