segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A sindrome do Encarceramento...


Revi o filme "o Escafandro e a Borboleta" (este, como poucos no Brasil, manteve o nome original ao fazer o lançamento por aqui).
Impressionante! Para aqueles que ainda não assistiram, o filme conta a história de um homem de aproximadamente 35 anos (eu acho) que sofre um AVC, e fica totalmente paralisado, apenas lhe resta o movimento dos olhos, um deles já que o outro é costurado (cena fantástica!). Porém o essencial se manteve, embora ele demore a perceber isso, a sua CONSCIÊNCIA (tratada no filme como memória - a experiência vívida - e imaginação - a experiência antecipada).
É a partir desse binômio: o corpo e a consciência, que o diálogo central do filme se desenvolve e que muito interessa a sociologia. O "eu" e o "outro", o eu como a consciência e outro como o corpo, o primeiro aprisionado no segundo, na verdade "encarcerado", como que dentro de um mar profundo vendo o espaço de pouca visibilidade dentro de um escafandro.
Que relações percebi?
Assim como o corpo é o escafandro e a consciência é a borboleta no filme, diria que a Sociedade é o escafandro e o indivíduo a borboleta. É essa sensação constante de opressão sobre os sentidos subjetivos que Weber tanto fala, mas como no filme, o sentido subjetivo, a motivação, liberta, permite voar como a borboleta e, portanto, negociar constantemente com este que nos encarcera.
É um diálogo difícil, uma negociação difícil, mas sem dúvida a consciência é criadora, de sensações e também de "realidades" (no filme várias cenas confundem entre a imaginação e a realidade). Como imaginar escrever um livro piscando o olho para identificar letra a letra? Só o desejo, consciente da sua capacidade criadora, poderia construir essa realidade diante de condições externas "estruturais" tão duras.

"minha imaginação e minha memória, são as únicas coisas que me permitem sair do meu escafandro"

BRILHANTE, recomendo a todos, momento ímpar de pensar-se no mundo, no meio social e no seu próprio corpo.

Trailer do filme:
http://br.youtube.com/watch?v=N4yY1yedPEc

Grandes abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário